quinta-feira, novembro 10, 2005

O CERN em greve

A Associação de Pessoal do CERN convocou uma greve para hoje. É a primeira vez em dez anos. O que está em causa é a sustentabilidade do fundo de pensões e a alegada falta de empenho da direcção do CERN na resolução deste problema. Parece que os problemas relacionados com a (falta de) segurança social não estão apenas presentes na ciência portuguesa. O especialista está, naturalmente, solidário com o pessoal do CERN. Esta luta deveria ser de todos!

3 comentários:

perreira disse...

Mesmo se concordo com o pessoal do CERN que deveriam ter uma seguranca social decente, tambem nao devia-se esquecer que um CERN Fellow nao ganha exactamente mal e poderia gastar algum deste dinheiro para uma seguranca privada (sem querer de comecar a discussao sobre quem deveria ser responsavel para seguranca social...) Mas acho que nao sao so os CERN Fellows que nao tem seguranca social.

nuno disse...

A greve era do staff do CERN, não dos fellows, que não são do quadro. E se não ganham nada mal, também não ganham nada de outro mundo pelos padrões suiços. E o problema aqui não é se podem ou não gastar dinheiro na segurança social privada. Um dos problemas, segundo a Associação de Pessoal do CERN, é que há gente que descontou toda a vida para o fundo de pensões do CERN e agora o CERN diz que este fundo não tem viabilidade para pagar a toda a gente. E é também por haver mais gente que está em condições semelhantes que acho que se justifica a solidariedade.

perreira disse...

Ja me calou. Mesmo se fossem pessoas que ganham bem, ter um fundo que toda gente pago e pois ninguem recebe e uma coisa que merece greve. Com isso tambem estou solidario...