domingo, junho 15, 2008

Já sei que não me perguntaram, mas eu respondo à mesma: Não!



Os irlandeses disseram não em referendo ao tratado de Lisboa. Fico contente, pois era essa a resposta que eu daria caso alguém se desse ao trabalho de me perguntar. Bem sei que, de acordo com a opinião dominante, a europa é boa por definição, tal como sei que quem se opõe ao que as cabecinhas bem pensantes querem para a europa é, na melhor das hipóteses, ignorante. Ainda assim, fico contente.

É precisamente por a adesão à comunidade europeia ser inquestionável, que pondero seriamente se não será melhor acabar de vez com esta comunidade europeia. Sempre desconfiei muito das escolhas decretadas como inevitáveis. A história da humanidade está cheia delas e raramente correram bem.

Julgo que é necessário dizer claramente: esta comunidade europeia é uma escolha política. O tratado de Lisboa é uma escolha de organização política. Podemos ser a favor da paz, da união dos povos e do sol a brilhar nas praias e não aceitar as escolhas dos dirigentes europeus. Eu, por exemplo, defendo uma comunidade europeia com um governo europeu eleito directamente que responda perante um parlamento europeu dotado de poderes reais. E não me digam que é isto que existe: o parlamento europeu é pouco mais que decorativo e quem decide tudo é o conselho (ou seja, são os governos europeus que decidem, sem responder perante ninguém, o que querem, apresentando depois essas decisões aos seus eleitores como sendo impostas pela europa). O que tenho visto nos últimos tempos é que esta comunidade europeia não é isto nem tem nenhuma vontade de caminhar para o ser. Por isso estou contra esta opção.

Hoje por hoje, estou convencido que a minha europa nunca será atingida como evolução da europa que existe. E, repito, acho que nem todas as uniões europeias são boas. Ocorre-me, por exemplo, a união europeia proposta por Hitler aqui há uns anitos...

2 comentários:

perreira disse...

Exactamente por isso não te perguntam. E não perguntaram a mim, ou a ninguem. Os que perguntaram vão ser perguntados até dão a resposta certa, mas isso leva tempo...

O melhor comentario hoje nas noticias era que os ministros ficavam sem orientação com a resposta irlandesa. Eu para mim acho que nunca tinham orientação...

nuno disse...

Eu acho que o governo irlandês devia demitir o seu povo! Onde é que já se viu tamanha ingratidão?...