quinta-feira, janeiro 31, 2008

O regicídio de 1908 - obrigado, Buiça!



Como amanhã vou estar em viagem para Granada, o especialista assinala hoje o centenário do regicídio. Já sei que as múmias monárquicas vão fazer o choradinho do ai-coitadinho-do-nosso-rei-que-era-tão-bom-e-foi-morto. Ainda bem que, por enquanto, vivemos num regime que permite todas as opiniões - por mais parvas que possam ser. Durante a ditadura de João Franco, por exemplo, tal não acontecia. Como amante da liberdade, deixo aqui a minha homenagem ao Buiça. E acho que vale a pena lembrar o seu testamento:

Manuel dos Reis da Silva Buiça, viuvo, filho de Augusto da Silva Buiça e de Maria Barroso, residente em Vinhaes, concelho de Vinhaes, districto de Bragança. Sou natural de Bouçoais, concelho de Valpassos, districto de Vila Real (Traz-os-Montes); fui casado com D.Herminia Augusta da Silva Buíça, filha do major de cavalaria (reformado) e de D.Maria de Jesus Costa. O major chama-se João Augusto da Costa, viuvo. Ficaram-me de minha mulher dois filhos, a saber: Elvira, que nasceu a 19 de dezembro de 1900, na rua de Santa Marta, número... rez do chão e que não está ainda baptisada nem registada civilmente e Manuel que nasceu a 12 de setembro de 1907 nas Escadinhas da Mouraria, número quatro, quarto andar, esquerdo e foi registado na administração do primeiro bairro de Lisboa, no dia onze de outubro do anno acima referido. Foram testemunhas do acto Albano José Correia, casado, empregado no comércio e Aquilino Ribeiro, solteiro, publicista. Ambos os meus filhos vivem commigo e com a avó materna nas Escadinhas da Mouraria, 4, 4o andar, esquerdo. Minha família vive em Vinhaes para onde se deve participar a minha morte ou o meu desapparecimento, caso se dêem. Meus filhos ficam pobrissimos; não tenho nada que lhes legar senão o meu nome e o respeito e compaixão pelos que soffrem. Peço que os eduquem nos principios da liberdade, egualdade e fraternidade que eu commungo e por causa dos quaes ficarão, porventura, em breve, orphãos. Lisboa, 28 de janeiro de 1908.


Obrigado, Buiça!

12 comentários:

perreira disse...

Mas o actual regime nao permite de elegir um rei e nao permite que o povo escolha de viver numa tirania. E chamam isso democracia! Ha!

Imagina um muno sem reis e quero-ser-reis. Era muito mais chato... (Um dos nossos, Ludwig II, pelo menos suicido-se depois de gastar todos os impostos e mais para castelos)

Anónimo disse...

Obrigado Buiça ?

Bem também podes agradecer ao Major Alfredo por tentar Ramos Horta presidente de Timor e já agora ... se matarem alguém da tua família também dizes "Obrigado por matarem a minha família !"
Hipócritas

nuno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nuno disse...

É tal como disse: "Obrigado, Buiça"! Se Ramos Horta fosse um ditador ou um rei responsável por ter um no poder, a minha opinião seria semelhante (ainda que eu fosse da família do manel). Assim, tirando a bala, não vejo a analogia.

Já agora: obrigado por participares neste cantinho, rui. É que eu sempre tive alguma curiosidade por saber se os monarquicos sempre existiam ou eram apenas um mito urbano...

Anónimo disse...

Mito urbano LOLOLOLOL
Infelizmente a Democracia e Libberdade também são um mito urbano para alguns pseudo's : comunistas e bloquistas. Por vontade deles tinhamos uma republica com um só partido, tipo CUBA LOL

nuno disse...

Ena, ena: existem mesmo! A não ser que seja algum tipo (há gente com taras estranhas) que se queira fazer passar por um...

Anónimo disse...

Só não percebo como é que há gente que se diz de esquerda e tem o descaramento de defender um assassino.
Aliás até há gente perversa que se calhar até gostava de pegar numa arma e matar alguém -> FP-25 ->Al-Queda
Se dão legitimidade a tirar a vida de alguém através de um ideal ou religião estão a por em Causa a Liberdade e a Democracia.

"A nossa liberdade acaba quando põe em causa a liberdade dos outros"

Mas por falar em Liberdade e igualdade deixo um excerto de um cidadão do Povo que escreveu ao rei D.Manuel II :) Cruel como em 100 anos nada mudou, o Povo não é burro !


(...) Lembra-se na volta da Carregosa (?), um homem chegou-se ao pé de Vossa Magestade perguntando-lhe se era o Rei, e, quando teve a certeza, disse-lhe: “Vossa Magestade é que é o verdadeiro patriota, vem até aos pobres para conhecer as suas necessidades, não corno os que estão em Lisboa (políticos) que só se lembram de nós para pedirem votos. Se digo isto não é para pedir esmola, que eu com estas mãos calejadas (e mostrou as mãos) bastam para sustentar minha mulher e 5 filhos, mas para que façam caso de mim" e levantou um "viva ao verdadeiro Patriota" (?).

Lembra-se do carreiro na descida do Pessegueiro, quando se perguntou porque não arranjavam a estrada, dizer "os comilões de Lisboa gastam o dinheiro todo~ não querem saber de nós; para aqui é que eles deviam vir para saberem quanto custa a

ganhar a vida" (7).

Lembra-se do pequeno de Guardão (7) dizer: "Se não fosse o Rei todos nos roubavam" (?).

Eu várias vezes tenho ouvido a trabalhadores do campo e já, até, a professores primários dizer: "Se queriam a república nomeassem D. Manuel presidente"! Mostra ignorância, mas mostra que o povo português não é, como muitos diziam a Vossa Magestade, e que a revolução não foi feita contra Vossa Magestade, nem por sua culpa. (...)

Será que o voto num presidente que não é justo alguma vez matará a fome e dará prosperidade ao Povo ?

Pois :)

nuno disse...

Mesmo depois do que vi hoje (há quem ache possível ser monárquico de esquerda), surpreendo-me por descobrir que há quem considere a Al-Quaeda de esquerda. Enfim, gente estranha...

Anónimo disse...

Não te preocupes que o João Soares já diz que "os reacionarios monárquicos" são como os Bloquistas LOL Uau como tudo tivesse a ver LOL
Ser monárquico e de esquerda ? por acaso até Manuel Alegre é a favor de um referendo sobre o regime e já pediu para mudarem o protocolo de estado para acomodarem a família real.

Curiosamente há deputados do PS que são monárquicos e Jaime Gama é simpatizante da causa LOL, pois :)

nuno disse...

jaime Gama, Alegre, deputados que suportam o governo do Sócrates... é como eu disse: tudo gente estranha...

luz buiça disse...

OBRIGADO BUIÇA!! OBRIGADO NUNO O MEU BEM HAJA PARA TODOS OS PORTUGUESES QUE ASSIM COMO O NUNO SABEM EXPREMIR E TRANSMITIR-NOS DE QUE ESSE SENHOR (qur dizer respeitavelmente um dia assim podera ser considerado)RUI MONTEIRO TENDO A SUA OPENIAO PODERIA RESPEITAR TODAS AS OUTRAS QUE SE NOTAM MUITO DESTINTAS A SUA NAO SO PARA TODOS NOS REPUBLICANOS COMO PARA NOS FAMILIA AINDA MUITO LUCIDA! UM ABRAÇO ATENCIOSAMENTE LUZ BUIÇA

Anónimo disse...

54% dos eleitores voltaram as costas à República no dia 23 de Janeiro de 2011, já faltou menos para a legitimidade e a justiça serem repostas.